Clima em Bariloche

A cidade de Bariloche e seu entrono se caracteriza por um clima de alta montanha, com fortes chuvas invernais, ventos constantes e temperaturas frescas. Embora o frio do inverno (de junho a setembro) seja a estação mais representativa, o clima em Bariloche conta com quatro estações diferenciadas, apresentando um outono chuvoso, (de abril a junho), uma primavera temperada (de setembro a novembro) e um verão seco com temperaturas agradáveis (de dezembro a março).

A media anual de temperatura em Bariloche é de 8ºC. Atendendo esta cifra, parece impossível imaginar que no verão há máximas que chegam aos 30ºC o que no inverno há mínimas de -20ºC. Isso se explica pela grande instabilidade e variabilidade que define ao clima em Bariloche. A máxima amplitude climática se alcança ao longo do dia: quando o sol se põe a temperatura descende significativamente, devido a isso é que em todas as estações encontramos grandes diferenças climáticas entre o dia e a noite.

Entre maio e agosto se concentra a maior parte das precipitações e baixas temperaturas, também é comum que apareçam durante todo o ano. O total das precipitações anuais (grande parte delas em forma de neve) é de uns 800 mm. Os ventos sopram de maneira constante desde o oeste e durante todo o ano, embora em novembro alcançam sua máxima intensidade chegando aos 100 km/h.

Inverno em Bariloche

Com seus cerros nevados e os centros de esqui em pleno funcionamento, o inverno de Bariloche é a temporada preferida pelos turistas. Se planejares visitar a cidade no inverno, tenha em conta que as temperaturas diurnas não superam os 10ºC, em quanto que as noturnas sempre estão em grados em baixo de zero. Com as baixas temperaturas, os rios se esfriam e alguns lagos se congelam. O inverno e além a estação com menos horas de sol, já que sai as 8:30 e se põe as 18:30 horas.

A sensação térmica também descende se nos encontramos na cima dos cerros, dados os fortes ventos que ali sopram. Se estas no Centro Civico da cidade, sempre leve um agasalho extra para quando fores a esquiar, ainda mais nas alturas do Cerro Catedral.

Verão em Bariloche

Como em todo o hemisfério sul, as temperaturas no verão de Bariloche são de uns 20ºC, com dias calorosos e noites agradáveis. A variação de temperatura durante a noite é notória, chegando a descender 15ºC. A luz solar brilha durante mais tempo no verão, entre as 5:30 e as 21:30 horas.

Primavera e outono em bariloche

A temperatura em outono e primavera é similar, esta no entorno dos 5ºC mensais. As máximas são mais altas durante a primavera, embora também se mantenham mínimas próprias da estação fria. O outono é a estação úmida por excelência, com chuvas que chegam aos 140 mm em junho. Em setembro a temperatura começa a ascender, e com ela diminui as precipitações e a porcentagem de umidade.